Drag茫o do Mar/ Francisco Jos茅 do Nascimento (1839-1914)
por Milton Gon莽alves




DRAGÃO DO MAR / FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO


CENA 1

Francisco
Foi por esse mar que meus antepassados foram trazidos da África. Foi por esse mar que muitos outros negros foram levados para vários portos do Brasil. Foi daqui, de Canoa Quebrada, que me fiz ao mar pela primeira vez.


CENA 2

Pintura do Porto de Fortaleza em meados do século XIX.

Francisco
(off)
E o mar me fez prático-mór do Porto de Fortaleza. Não era um porto fácil. Para desembarcar e embarcar mercadorias, os navios precisavam de nós, os jangadeiros. Inclusive para embarcar e desembarcar escravos.

Francisco
(off)
Lá por 1880, o Ceará estava completamente arrasado pela seca e pelo cólera. Sustentar os 30 mil escravos que não tinham morrido nas senzalas era caro demais.

Francisco
(off)
Muitos senhores resolveram, por conta própria, libertá-los. Outros preferiram vendê-los para fazendeiros ricos do Sul. Para isso, era preciso embarcá-los no Porto de Fortaleza.

Francisco
(off)
Nós, os jangadeiros, dissemos não, senhor. No porto do Ceará não se embarcam mais escravos!

Francisco
(off)
Liderei o bloqueio do porto com as nossas jangadas. Resistimos a todas as ameaças das autoridades e libertamos os escravos que, amontoados, aguardavam em terra. Éramos dragões do mar, soltando fogo pelas ventas contra qualquer um que tentasse embarcar negros.

Francisco
(off)
Os senhores de escravos não tiveram outra alternativa. Concordaram com a liberdade. Cidade após cidade, foi sendo decretado o fim da escravidão. Em 1884, quatro anos antes do resto do Brasil, a abolição tornou-se uma realidade no Ceará.

Francisco
(off)
Demos o exemplo para a luta abolicionista no resto do país. Sou Francisco José do Nascimento, que entrou para a história como o Dragão do Mar. Sou um cidadão negro brasileiro.

CENA 3

A mesma foto de Francisco na jangada. Dessa vez, ele tem a companhia do ATOR.

Milton Gonçalves
“Sou libertador da primeira fila”, disse o Dragão do Mar. Sou MILTON GONÇALVES. Sou um cidadão negro brasileiro.

Informa莽玫es Relacionadas