Adhemar Ferreira da Silva (1927- 2001)
por Robson Caetano

 



ADHEMAR FERREIRA DA SILVA


CENA 1
 

Foto do estádio do Canindé, em São Paulo. ADEMAR está sentado à beira do campo, trocando as chuteiras por sapatilhas de atletismo.

Adhemar

Se um garoto diz que quer ser jogador de futebol, ninguém estranha, mas, se um trabalhador de 18 anos, filho de pais pobres e que sonhava ser um escultor, diz que vai fazer atletismo, todo mundo leva um susto. "Atletismo? O que é isso?”


CENA 2

Adhemar
(off)
A mais antiga e mais nobre modalidade olímpica vem desde os tempos dos gregos.

Adhemar
(off)
Me especializei no salto triplo, aquele que o atleta tem de dar dois saltos menores para pegar impulso e se jogar na caixa de areia. E me tornei bom nisso, mesmo só tendo a hora do almoço para treinar. Trabalhava de dia e estudava de noite.

Adhemar
(off)
Fui selecionado para a Olimpíada de Londres, em 1948. Mas ainda não era a minha vez.

Adhemar
(off)
Quatro anos depois, nos Jogos de Helsinque, estava muito mais confiante. Já tinha me acostumado com as grandes competições e era o recordista mundial do salto triplo.

Adhemar
(off)
Não só consegui a medalha de ouro, como também bati quatro vezes meu recorde. De quebra, inventei uma tradição: a volta olímpica. Fiz isso para agradecer àqueles finlandeses que gritavam meu nome sem parar.

Adhemar
(off)
Era a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil. Quiseram me dar uma casa de presente, mas eu não pude aceitar. Se aceitasse, deixava de ser um atleta amador. Naquele tempo era assim.

Adhemar
(off)
Na Olimpíada da Austrália, fui novamente ouro. O primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Fui o melhor atleta olímpico do meu tempo e, fora do esporte, cheguei a ser adido cultural do Brasil na Nigéria. Sou Adhemar Ferreira da Silva. Sou um cidadão negro brasileiro.

CENA 3

Robson Cetano
“Numa festa, os olhares se convergiam para mim como uma interrogação, até descobrirem que ali estava o tão falado campeão. Então, tudo mudava”, disse Adhemar. Sou ROBSON CAETANO. Sou um cidadão negro brasileiro.

Informa莽玫es Relacionadas