A Cor da Cultura

Nesta seção você pode encontrar diferentes artigos desenvolvidos especialmente com foco nas questões relacionadas a Cultura em todas as suas vertentes.

janeiro / 2013
Dentre os diversos indicadores sociais, os educacionais chamam especialmente nossa atenção, pela educação ser considerada um dos elementos pressupostos do desenvolvimento econômico de uma nação.
agosto / 2011
Pensar na formação docente para infância com um currículo que contemple as nossas origens africanas é um caminho de luta contra o racismo.
janeiro / 2013
A ocultação das origens africanas de grandes vultos nacionais contribuiu para o desconhecimento sobre a contribuição de intelectuais e artistas pretos e mulatos na formação da cultura brasileira.
julho / 2011
O sagrado constitui uma categoria universal da experiência humana. A religião e a noção de religiosidade estão entre nós desde sempre.
dezembro / 2011
Existe uma rica história de conhecimento científico na África, a partir da descoberta do tempo, do controle do fogo e do desenvolvimento da agricultura.
maio / 2011
Este artigo baseia-se nas necessidades observadas durante os cursos de formação de professores para trabalhar com a Lei 10.639/03.
setembro / 2011
Segundo a Unicef, 31,5% das crianças quilombolas do país de 7 anos nunca estiveram na escola. Conheça esse e outros problemas educacionais.
fevereiro / 2011
Nos anos 70, Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do escritor e humorista Sérgio Porto, fez um enorme sucesso com o “Samba do crioulo doido”.
agosto / 2011
Ao introduzir a discussão da história e cultura africanas e afro-brasileiras, a legislação impulsiona mudanças significativas na escola básica.
dezembro / 2010
A perspectiva metodológica do A Cor da Cultura compreende que o conhecimento deve ser sempre construído e reconstruído. Sobretudo, coletivamente, valorizando os saberes e experiências individuais.